top of page
Aline M. S. De Coster

Adultez



Os pais tem dificuldades em deixar os filhos crescerem e saírem do ninho, assim como os filhos tem dificuldade de se libertar. Continuam nas benesses do lar materno e resistem em assumir a responsabilidade sobre a própria vida.


Imerso nas benesses do lar há dificuldades abrir mão do pacote de ilusões da infância. As ilusões infantis apenas os reprimem. O indivíduo revive essas ilusões porque sua vida parou ali. A pessoa regride e revive, ao longo da vida, tais lembranças em várias situações. Há uma fixação na dinâmica psíquica infantil que bloqueia a fluidez de energia psíquica expressando: imaturidade, dependência, falta de seriedade, fuga de responsabilidade e da vida.


As sombras infantis sempre fazem demandas sentimentais excessivas ao sujeito. Quando um ponto imaturo é tocado, as pessoas tendem a chorar. A criança que existe na pessoa adulta é a fonte de sofrimento; é a parte que realmente sofre, pois a parte adulta pode aceitar a vida como ela é, e não sofre tanto.


Adultez é tornar-se mais consciente.

Tornar-se mais consciente significa entrar mais na realidade (perder ilusões) e ousar se permitir viver o que deseja na intensidade em que se permite viver.

8 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Procurar por tags
bottom of page